Nossa História

Aos 17 anos (1977), botei o violão embaixo do braço e peguei a estrada em busca das ainda desconhecidas e paradisíacas praias de SC.

Depois de passar pelo Farol de Santa Marta e Garopaba, encontrei a Praia do Rosa, um lugar fascinante, de natureza intocada, que, à época, reunia alguns poucos surfistas e músicos, acampados na lagoa do meio.

Muita praia e surf de dia, muita música, paz e amor de noite… Era o início da Era de Aquários!

Depois de 3 anos curtindo esse astral, em 1980, decidi que um dia iria morar por aqui. Com esse sonho na cabeça, passei os 10 anos seguintes buscando o “meu espaço” na terra encantada.

Em 1990, encontrei o lugar perfeito, do ladinho da Praia do Rosa, na ainda mais desconhecida Barra de Ibiraquera: uma terra cercada pela lagoa, de frente pro mar!

A semente estava plantada

Nos anos seguintes, me dividi entre o trabalho e a música, em Porto Alegre. Sempre alimentando o sonho de um dia não precisar mais ir embora daqui nos domingos de noite… E assim se passou mais uma década…

Em 2000, reencontrei a Karen, amiga desde 1984, e que, entre tantos outros amigos, conheceu a Praia do Rosa através de mim.

Nossa velha amizade virou amor!
E passamos a viver e a sonhar juntos…

Vinte e seis anos depois do começo dessa história, unimos forças, desejos e coragem, largarmos tudo e viemos pra ficar: em 22 de dezembro de 2006.

Era uma casinha branca em 3 hectares de pasto.

Explico:
O proprietário anterior da terra havia transformado em pasto a mata nativa que havia aqui.

A recuperação da mata nativa

Em relação a isso é importante dizer que logo que chegamos plantamos 600 mudas nativas e, desde então, mantemos áreas de preservação permanente para a recuperação da mata Atlântica, ocupando com construções apenas 5% de nossa área.

Passamos meio ano encontrando velhos e novos amigos, festejando a nova fase da vida.

Ao mesmo tempo, começamos a trabalhar no projeto da Hospedaria Ponta da Piteira. Em junho de 2007, começamos as obras das três primeiras suítes.

E aí, precisamos contar outra história...

Na década de 90, conheci o Paulinho de São Sebastião do Caí, RS, que trabalha com materiais de demolição. Quando contei sobre meu projeto de vida, Paulinho ficou entusiasmado e sugeriu participar da construção da Hospedaria Ponta da Piteira, fornecendo os materiais.

E assim foi… nossas suítes foram construídas com pedras grés e madeiras nobres de demolição do século 19, o que agregou ao nosso projeto uma identidade única.

As primeiras suítes da Hospedaria Ponta da Piteira: Butiá, Pitanga e Samambaia, receberam os primeiros hóspedes no dia 28 de dezembro de 2007.

Foi uma loucura! A gente se deu conta de que não sabia nada de pousada… Mas a vontade, o entusiasmo e a sinergia que rolou com nossos primeiros hóspedes, tornou tudo mágico e inesquecível!

Durante 3 anos, tivemos experiências muito enriquecedoras, pois éramos nós dois a fazer check in, checkout, café da manhã, petiscos, recepção, marketing, vendas, manutenção, fornecedores e tudo mais que você possa imaginar. E quando a gente achava que tava tudo dominado… que nada! Sempre acontecia alguma coisa diferente, que a gente foi aprendendo a resolver.

E a gente aprendeu e percebeu muita coisa: nossos hóspedes não queriam sair da Hospedaria Ponta da Piteira… Decidimos, então, que estava na hora de proporcionar a eles mais conforto e prazer!

Em 2010, construímos as piscinas. E optamos por transformar parte da nossa casa em um Bistrô. Novos aprendizados, novos desafios, sonhos que se renovaram!

Cada vez mais entusiasmados, com mais experiência e amor pela Hospedaria Ponta da Piteira, em novembro de 2013, inauguramos a quarta suíte: Premium Alecrim.

Quatro suítes não foram suficientes para atender à procura pela Hospedaria Ponta da Piteira.

Em janeiro de 2014, inauguramos a suíte Premium Capim Limão, e a Premium Superior Maracujá em setembro do mesmo ano.

Hoje temos sete unidades: a suíte Girassol nasceu em 29 de dezembro de 2020.

Temos um carinho muito especial por ela, pois foi ali nossa morada desde que chegamos até final de 2020. Esta suíte inspiradora guarda todos os nossos sonhos e realizações!



NUNCA PARE DE SONHAR



Karen Agra e Henri Sclovsky

Estamos entre os 10% melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

contato